PRIMEIRO CICLO

Este momento escolar tem como grande horizonte o conhecimento, na generalidade de todas as dimensões do mundo natural e cultural. E o reconhecimento pelo aluno de tudo como um bem, que lhe é dado para que a sua vida se realize.

No CST a criança que se lança na aventura da escola é guiada pela presença constante de um professor que a acompanha nos diversos âmbitos da experiência escolar e lhe oferece os instrumentos basilares da leitura, da escrita e do raciocínio.

Durante estes quatro anos explora-se a riqueza cultural da Língua Portuguesa e desenvolve-se o domínio da linguagem Matemática elementar, com toda a gama de aptidões, processos, conteúdos, raciocínio e atitudes que uma estratégia baseada na resolução de problemas implica. Introduz-se a criança na investigação científica enquanto trabalho da razão e no estudo da História como criador de cultura.

Missão Pedagógica
O percurso do 1º Ciclo está organizado em Unidades de Aprendizagem.
1º ano – TUDO ME FOI DADO
2º ano – TUDO É BELO
3º ano – TUDO FALA DE UM MISTÉRIO
4º ano – FUI CHAMADO A SER GRANDE

Sendo os pontos pedagógicos fundamentais:
• o desenvolvimento de um currículo que favorece o conhecimento profundo das matérias, através de várias perspetivas de aprendizagem e do desafio à construção crítica por parte de cada aluno
• a Catequese como formação estruturante da pessoa
• o uso de Tecnologias adequadas a um tratamento atual de todos os assuntos
• o cultivo das Artes Plásticas, da Música e do Drama, como fator essencial ao desenvolvimento da personalidade
• a Educação Física como ocasião de desenvolvimento das capacidades físicas e sociais
• Inglês, com o objetivo de obter a fluência escrita e falada da língua. O CST aposta no ensino diário por um professor de origem que desenvolve, para além do ensino específico do inglês, atividades complementares, culturais e lúdicas.
• Atividades Complementares, numa vasta e cuidada oferta.