3º ciclo: Avaliação Intercalar

A avaliação intercalar do 3º Ciclo, há pouco tempo entregue, teve algumas novidades.

Sabemos que a avaliação é sempre uma comparação, nomeadamente entre aquilo que já foi alcançado e o que está ainda por atingir. Foi esta a característica que a intercalar teve como objetivo realçar.

Tomando como referência a nota do 1º período, os professores indicaram, para cada um dos alunos, e ajuizando os trabalhos e testes feitos, se o aluno está a trabalhar melhor ou a demonstrar um abrandamento no seu ritmo de estudo. Tornar o aluno consciente do seu trabalho, indicando o que está a fazer bem (ou melhor) e o que tem ainda de melhorar pareceu-nos o caminho mais favorável a preparar adequadamente a última fase de testes do período.

Momento de encontro por excelência entre o professor e o aluno, a avaliação assume-se, assim, como um desafio extraordinário à altura do qual nos esforçamos por estar.

Por SÍLVIA AGUIAR (Directora 3º ciclo)