CULTURA S. TOMÁS

A “Cultura S. Tomás” é uma plataforma que tem como objetivo fomentar nos alunos a curiosidade, o aprofundamento e o rigor no estudo de determinados assuntos, procurando fazer nascer o respeito e a admiração por quem – entre eles – teve a coragem de se comprometer com o projeto que, sendo de participação livre, causa impacto pela riqueza que traz a todos.

No âmbito da “Cultura S. Tomás” existem dois tipos de competição:

– Concurso “Grandes Personalidades”: que possibilita aos alunos do 3.º Ciclo um conhecimento do mundo e da experiência humana, através de homens e mulheres ligados às mais diversas áreas que, pelas suas vidas tenham correspondido às exigências de Verdade, Beleza, Justiça e Liberdade presentes no coração humano.

No decorrer do concurso, os alunos estudam uma personalidade escolhida por si e, depois de várias etapas (entrevistas com os Professores organizadores, apresentação de biografias e de cartazes para exposição), apresentam uma campanha eleitoral, tendo em vista a votação de toda a comunidade escolar na personalidade melhor defendida, seguida de um debate público final, moderado por dois jornalistas.

– “Concurso de Debates”: destinado aos alunos do Liceu e que pretende complementar a formação que estes alunos têm através das várias disciplinas. Procuram desenvolver-se as suas capacidades de expressão, através do treino para um discurso rigoroso, sofisticado, ponderado e atento, ao mesmo tempo que desenvolvem a capacidade de apresentação e argumentação sustentando validamente uma posição que tomam como sua.

Ao longo do concurso, grupos de três alunos orientados por Professores confrontam, perante toda a comunidade, a posição que lhes competiu defender, sendo avaliados por um júri externo que tem como critérios a lógica da argumentação, a postura e o trabalho de equipa.

Queremos que os nossos alunos encontrem a verdade. Por natureza, o debate formal introduz nos alunos o desejo de procurar a verdade na discussão de ideias, por vezes diversas ou mesmo antagónicas, dentro de uma relação de respeito por quem pensa de maneira diversa e, ao mesmo tempo, numa total abertura e liberdade.

Com a participação nos dois concursos, os alunos provam que a procura da verdade – de toda a verdade – acerca de qualquer assunto é útil não só como bagagem que levarão para a vida, enquanto método de razão, mas também como parte fundamental da sua formação enquanto homens e mulheres inteligentes e bons. Pela sua prestação os concorrentes têm elevado o nome do Colégio e a todos estamos agradecidos pelo seu esforço e empenho.