Bolsas Gaudium Magnum – Liceu

Hoje, dia 14 de Novembro de 2018, foram entregues os certificados das Bolsas Gaudium Magnum. Esta iniciativa consiste na atribuição de bolsas de estudo num máximo de 20.000€, assentando, fundamentalmente, num princípio recíproco. Ou seja, para que o Colégio receba estas bolsas, tem de dar provas de que as merece, através de um trabalho que alguns alunos escrevem e apresentam, ganhando a bolsa os quatro melhores trabalhos. (Salvador Machado, 11.º ano, no discurso que fez na cerimónia de entrega dos certificados, hoje)

Foram 12 alunos do Liceu os que foram desafiados a escrever sobre a herança cristã de Portugal, a defender o seu país numa instância internacional e a promovê-lo no mundo.

Fiquei impressionado com a bondade que se percebe estar na base de uma iniciativa como esta. Foi por isso que, desde que fui desafiado a participar, quis corresponder: pareceu-me que, perante uma iniciativa destas, cabia-me a mim empregar o máximo do meu empenho. Foi também isso que vi nos meus colegas: constatámos todos o valor exponencial de um gesto de bondade. (Salvador)