PROPOSTA EDUCATIVA

A nossa proposta educativa acompanha o desenvolvimento das crianças a partir dos 3 anos, passando pela infância e adolescência, até à entrada no mundo universitário ou da formação profissional.
Aprender é uma emocionante aventura, a que desafiamos os nossos alunos a entrar. Assumimos como missão favorecer o desenvolvimento da razão e da liberdade, de modo a contribuirmos para que cada aluno se torne uma pessoa feliz e completa, capaz de assumir a sua vida de forma responsável e criativa.

A RAZÃO

A descoberta da razão como instrumento para conhecer a realidade, e perceber-lhe o sentido, apoia-se na tradição cristã. Este é um encontro com a Verdade, a Justiça, a Beleza e o Bem. Pretendemos, através do uso da razão, da experiência e do exercício da amizade, contribuir para a liberdade pessoal de cada um e de todos.
Desta forma, estaremos a educar os jovens que nos são confiados para que se tornem protagonistas da construção de uma civilização e de uma cultura verdadeiramente humanas, contribuindo com os seus conhecimentos e talentos para o seu bem e para o bem do mundo.

A EXPERIÊNCIA

No CST cada aluno é acolhido como um dom e aceite como é. A convivência pretende-se franca e amiga, favorecendo o desenvolvimento de personalidades fortes e libertas de preconceitos.
Acreditamos que o trabalho da razão resulta do encontro entre a pessoa e a realidade. Ao conjunto desta imersão com o real, seguida de um juízo pessoal sobre o que se encontra, chamamos experiência. E esta experiência é um trabalho fundamentalmente pessoal e extremamente rico.

A RELAÇÃO

Reconhecemos na família o âmbito primordial da educação e pretendemos desenvolver uma relação de aliança mútua nesta tarefa. É nosso objetivo estar disponíveis para acompanhar os alunos de todas as formas ao nosso alcance, manifestando-lhes o amor pelo humano que está na raiz de qualquer vocação educativa.
Queremos que os nossos alunos comecem o seu próprio caminho pessoal, acompanhados pelos passos seguros dos educadores que os encorajam e estimulam. Cada um dos adultos que aqui trabalha tem também como missão diária a sua formação, enquanto individuos e profissionais. Este trabalho é conseguido não só através da ajuda mútua, mas também de um programa de formação contínua que proporciona o confronto de experiências educativas maduras e inovadoras, num contexto nacional e internacional.

A LIBERDADE

Pretendemos, através do uso da razão, da experiência e do exercício da amizade, contribuir para a liberdade pessoal de cada um e de todos. A liberdade consiste na realização da própria vida e é esta capacidade pessoal que no CST ajudamos a crescer em cada aluno, segundo o caminho sagrado que a personalidade e as circunstâncias de cada um impliquem. E não uma imposição coerciva de um sistema de regras e pretensões de formatação.
As regras disciplinares são mínimas, indispensáveis e claras. O ênfase está na aventura da maturação e do conhecimento. Ao sentir a experiência de pertença a uma realidade maior, cada aluno cresce, também, na consciência que tem de si, das matérias e da vida.

Conheça melhor a nossa proposta educativa para cada ciclo:

Pré-escolar 1º Ciclo 2º Ciclo 3º Ciclo Liceu